19 de janeiro de 2015

Eu, Moda e Fotografia

em 19 de janeiro de 2015

2 comentários

Olá meus amores,

No último domingo, aconteceu o 1º encontro de blogueiros e fotógrafos de Aracaju, no Parque da Sementeira, "Um clique, um post", organizado pela blogueira Júlia Anjos e o fotógrafo Isaac Dourado, com o desígnio de compartilhar novas ideias da blogosfera e da fotografia. Dentre uma conversa e outra, os fotógrafos Daniel Barbosa e Luiz Cezar Aragão, lançou um desafio para que cada blogueiro ali presente, publicasse em seu blog sobre a união da fotografia e a moda. E aqui estou eu para falar um pouquinho dessa junção.


Foto: Isaac Dourado


Afinal, qual ligação tem a fotografia com a moda?
Podemos considerar a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais. A fotografia é a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão. Outro dois grandes meios de comunicação importantíssimos para a sociedade. O grande inventor Leonardo da Vinci, por volta do ano de 1554, já conseguiu descobrir o princípio básico da câmera escura, onde uma luz é refletida por um objeto e projeta fielmente sua imagem dentro de uma câmera escura a partir de apenas um orifício para a entrada da luz.


Foto: Klayfe



A moda é um fenômeno cultural que se constrói ao lado da sociedade, um verdadeiro "espírito do tempo", refletindo a própria história de homens e mulheres. Por isso, ela é um espelho de nosso cotidiano e se alimenta de todos os elementos que fazem parte do mundo: fatos históricos, grandes personalidades, avanços tecnológicos, movimentos artísticos, cinema, livros.
Muitos falam que a moda é algo fútil. Pensar em moda como futilidade em pleno século XXI é meio absurdo né? Tendência é futilidade, moda não. Falar em futilidade é não conhecer a história da moda. Hoje podemos saber o que aconteceu a anos atrás e estudar a evolução da moda através da fotografia.
Muitos fotógrafos acham uma foto boa, aquela que tem uma luz bonita, que a modelo está impecável, focada, nítida e todas aquelas técnicas. Eu já penso diferente, para uma foto ser boa ela precisa representar o fotógrafo, precisa ser a visão dele, tem que ter sua essência.


Foto: Alanna Lima


Como vocês viram, tanto a fotografia quanto a moda é muito mais do que algo estático e atemporal; é também a união da arte, comportamento estética em uma linguagem. Mas do que uma forma se expressão, a fotografia retrata a essência da realidade, dando uma oportunidade para que o fotógrafo mostre as facetas do mundo real. 
Por fim, a moda não existe sem imagem, a composição fotografia e moda é definitivamente uma arte.


Espero que tenham gostado e até o próximo post!
Beijos!!!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

2 comentários :



Posts recentes

SUBIR